Desporto

Lagoa é “Município Amigo do Desporto”

 
Lagoa foi reconhecida com o galardão “Município Amigo do Desporto” com 88 cidades do país.

 
A Associação Portuguesa de Gestão do Desporto e a Cidade Social reconheceram Lagoa como um dos 88 “Municípios Amigos do Desporto”, oito deles situados no distrito de Faro.
 
A entrega do galardão aos 88 municípios representativos de todos os distritos que compõem o território nacional e regiões autónomas dos Açores e da Madeira ocorreu no âmbito do Congresso Nacional de Gestão do Desporto, em Rio Maior.
 
O evento, organizado pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto nos dias 29 e 30 de novembro sob o lema “Capacitação das organizações desportivas – melhor gestor, melhor desporto”, contou com a presença do presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Vítor Pataco.
 
Nos critérios de análise que colocaram o município de Lagoa entre um dos 88 selecionados para este galardão estão as instalações desportivas, os eventos, organização, programas, desporto solidário, sustentável e inclusivo e as parcerias, premissas que vão ao encontro dos três eixos da Estratégia de Desenvolvimento Desportivo do Município.
 
Foram ainda tidos em linha de conta pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto o reconhecimento externo das boas práticas ou modelos, as opções de gestão adotadas, a existência de oportunidades de formação, o planeamento desportivo e a dimensão económica, o cumprimento da legislação e a implementação de estratégias de marketing, comunicação e inovação.
 
Segundo o responsável nacional pelo “Município Amigo do Desporto”, Pedro Mortágua Soares, “este programa parte do pressuposto de que o desporto e a atividade física são fatores de desenvolvimento do território e de melhoria da qualidade de vida da sua população, devendo ser reconhecidas as boas práticas, no sentido de as partilhar, potenciando a prática regular de atividade física e o desenvolvimento desportivo português”.
 
Criar e dinamizar um observatório do desporto municipal, servindo a missão de “monitorizar, reconhecer e divulgar” toda a ação em torno desta matéria é outros dos objetivos do programa.