Sociedade

Lagoa é o concelho do Algarve com maior número de Eco-escolas

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) acaba de atribuir a 13 escolas do concelho de Lagoa o Galardão Eco-Escolas 2020.

PUB
O Agrupamento de Escolas Rio Arade (AERA) distinguiu-se ainda como o único Eco-Agrupamento do Algarve.
 
Em comunicado, o município faz saber que, numa sessão on line, realizada a 13 de novembro, foi celebrado o Dia das Bandeiras Verdes-Galardão Eco-Escolas, destacando-se os projetos, escolas e municípios que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia das escolas e das comunidades.
 
Segndo o mesmo comunicado, Lagoa posicionou-se como «o concelho algarvio com mais escolas galardoadas», num total de 13 (treze). O AERA, um dos dois agrupamentos de escolas existentes no concelho, recebeu ainda o certificado reservado aos agrupamentos onde todas as escolas são Eco-Escolas.
 
O Município de Lagoa lembra que, tem desenvolvido com a ABAE, nos últimos anos, uma parceria no âmbito da educação para a sustentabilidade ambiental, tema que, a autarquia elegeu como marca do biénio de 2020/21.
 
Refere que, a ABAE é uma Organização Não Governamental (ONG) com intervenção em 77 países, especializada em educação para a sustentabilidade.
 
«Ser sustentável é ter um sistema socio-económico em equilíbrio com o sistema que o envolve, ou seja, com a biosfera», explicou Margarida Gomes coordenadora pedagógica da ABAE, na sua intervenção neste evento.
 
Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal de Lagoa congratulou-se com estas distinções «num ano de dificuldades acrescidas», e elogiou o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Eco-Escolas.
 
Segundo o autarca, apesar dos condicionalismos associados ao encerramento físico das escolas no final do ano letivo transato, os estabelecimentos da rede pública (Agrupamentos de Escolas ESPAMOL e AERA) e da rede privada (Nobel Internacional School), «empenharam-se no cumprimento da metodologia Eco-Escolas e foram capazes de levar o programa até ao fim», nomeadamente através do incentivo ao desenvolvimento de diversas atividades em casa.
 
Para Luís Encarnação, «a distinção é assim bem merecida por docentes, alunos, pais/encarregados de educação, técnicos da autarquia e todos os agentes educadores envolvidos».