Desporto

Lagoa homenageou atletas campeões da época 2020/2021

O Município de Lagoa realizou, na passada sexta-feira, no Auditório Municipal Carlos do Carmo, a “Gala do Desporto” para homenagear atletas, equipas, dirigentes e clubes campeões regionais e nacionais, bem como atletas que representaram as seleções nacionais, na época 2020/2021, tendo homenageado 127 atletas, com atribuição de medalhas de Mérito Desportivo, grau ouro, prata ou bronze, anunciou em comunicado.

PUB
Subiram ao palco 42 atletas e dirigentes para receberem a medalha de mérito desportivo grau bronze, 24 atletas e dirigentes para receberem a medalha de mérito desportivo grau prata e 63 atletas e dirigentes para receber a medalha de mérito desportivo grau ouro.
 
Para além da atribuição das habituais medalhas de grau bronze, grau prata e grau ouro, o Município de Lagoa realizou uma homenagem póstuma, atribuindo a distinção honorifica de dedicação ao serviço público ao funcionário António Jorge Diogo Lamy, nomeadamente ao serviço do desporto, tendo a mesma sido recebida pelo filho, num dos momentos mais emotivos da gala.
 
O prémio de reconhecimento de mérito desportivo, nomeadamente o prémio carreira, foi atribuído a Francisco Batista, o prémio individual de atleta feminina do ano a Beatriz Cintra (Vela), o prémio individual de atleta masculino do ano a Bernardo Atilano (ACD Che Lagoense), o prémio individual de treinadora do ano a Dalila Belém (ACD Che Lagoense), o prémio individual de dirigente do ano a José Armando Silva (ACD Che Lagoense), o prémio de evento do ano à prova de mar “Jorge Lamy” (Lagoa Académico Clube), o prémio coletivo de equipa do ano à equipa sénior masculina da ACD Che Lagoense e o prémio coletivo de clube do ano à ACD Che Lagoense.
 
A autarquia ressalva que apesar da pandemia que assolou o mundo, no decorrer da época desportiva 2020/2021, que condicionou todas as modalidades desportivas e, por consequência, todas as competições, não quis deixar de homenagear os atletas e as equipas que se sagraram campeões regionais e nacionais ou que representaram as seleções nacionais, nessa época, nas mais diversas modalidades, como o badminton, andebol, vela, natação, canoagem, atletismo e a capoeira.
 
No decorrer do ano, o Município de Lagoa irá ainda homenagear os atletas, dirigentes e clubes que alcançaram títulos regionais e nacionais durante a época 2021/2022, recuperando o tempo em que não foi possível realizar a gala do desporto com o devido reconhecimento. 
 
A gala contou com a presença do anfitrião e presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, do delegado regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Custódio Moreno, do presidente da Assembleia Municipal, Águas da Cruz, entre outros convidados.
 
“Em Lagoa não nos focamos apenas no desporto de competição. A estratégia de desenvolvimento desportivo também promove o desporto para todos e o acolher de grandes eventos. No entanto, consideramos de extrema importancia reconhecer o mérito desportivo dos atletas, dos clubes e dos dirigentes, dando-lhes, cada vez mais, incentivo para continuarem a trabalhar numa melhoria contínua”, afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.