Desporto

Lagoa organiza etapa final do Nacional de Canoagem de Mar - Ocean Racing

 
A Câmara Municipal de Lagoa, em parceria com o Kayak Clube Castores do Arade, vai realizar a 7ª e última etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar - o “Praias de Lagoa - Downwind”,

 
A prova acontece no próximo dia 20 de Outubro pelas 15h00, com partida na Praia Grande (Ferragudo) e chegada na Praia da Senhora da Rocha, estando prevista a participação de 180 atletas de todo o país e também de Espanha.
 
Segundo nota de imprensa do Kayak Clube Castores do Arade, "a edição deste ano contará com a presença dos melhores atletas nacionais com destaque para Bernardo Pereira, o atleta júnior do Naval da Calheta, Madeira, que recentemente alcançou a medalha de Bronze nos Europeus de Ocean Racing em Vilajoyosa, Alicante, Espanha, e de João Ruivo do Naval de Sesimbra que, na categoria de seniores, também nos Europeus, alcançou o 14º lugar e que conta já com o título alcançado este ano com 5 vitórias consecutivas. Nas mulheres destaque para a presença de Sara Rafael, do CN Litoral Alentejano, também já campeã nacional e de Sofia Coelho, do Naval de Sesimbra, que venceu as duas últimas etapas e representou Portugal no Europeus de Ocean Racing onde alcançou o 12º lugar".
 
Com vários títulos nacionais ainda em discussão a etapa de Lagoa será de consagração para os medalhados nacionais e no final da prova serão também entregues as medalhas e títulos nacionais atribuídos pela Federação Portuguesa de Canoagem.
 
A canoagem de mar, onde são utilizados surfskis, é uma especialidade da canoagem em franca expansão em Portugal e na Europa, onde os atletas aproveitam as condições de mar e vento a seu favor, em percursos definidos em mar aberto, preferencialmente a favor do vento (downwind), com largada e chegada em diferentes locais. 
 
Depois de bater recordes de participação no hemisfério sul, com a realização de regatas na Austrália, África do Sul e Hawaii, com cerca de 500 participantes, o surfski entrou em força na Europa ganhando cada vez mais adeptos. A nível internacional a canoagem de mar é conhecida por Ocean Racing. Portugal organizará o Campeonato do Mundo em Viana do Castelo em 2020.