Cultura

Lagoa: Projeto de instalação do Espaço Gamboa apresentado em sessão pública

 
No próximo dia 27 de maio, pelas 18h30, no Centro Cultural Convento de São José, terá lugar a apresentação pública do projeto de instalação do Espaço Gamboa.

Trata-se de um equipamento museológico dedicado à vida e obra do artista lagoense Manuel Gamboa (1925-2020), que será instalado no antigo recolhimento pio carmelita que, nesta data, cumpre 29 anos desde a sua conversão num dos principais polos de cultura da cidade e do concelho de Lagoa. 
 
Em comunicado, o município diz que o projeto irá dotar o edifício "de uma valência expositiva e interativa que permitirá reformular as dinâmicas culturais vigentes ao longo de três décadas e implementar ações educativas em torno das criações de Gamboa, em particular, e das artes plásticas em geral".
 
Há um ano, na sessão de apresentação das linhas orientadoras do projeto, o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, salientou a importância do momento para o concelho. Referiu o edil que a criação do Espaço Gamboa «é a concretização de um sonho, não só do saudoso Manuel Gamboa e daqueles que lhe foram próximos, mas de todas e todos os lagoenses, que veem alcançada a ambicionada salvaguarda e valorização da obra do mestre».
 
A cerimónia, de entrada gratuita, consiste na apresentação dos projetos finais de arquitetura e museografia e estará a cargo da Câmara Municipal de Lagoa e da empresa FCo. fullservice company in multimedia.