No próximo dia 24 de maio, pelas 19h00, tem lugar a apresentação pública do projeto de instalação do Espaço Gamboa, dedicado à vida e obra do artista lagoense Manuel Gamboa e que será instalado no Centro Cultural Convento de S. José, na cidade de Lagoa.
A cerimónia, que pode ser seguida online através dos canais de comunicação e redes sociais do município, consiste na apresentação em vídeo do Espaço Gamboa, seguida das intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Lagoa e da equipa responsável pelos projetos de Arquitetura, Museologia e Museografia.
A autarquia refere que o discurso museológico deverá contar com "soluções interativas e integradoras, permitindo contemplar originais e réplicas de obras do artista, bem como objetos e outros testemunhos da sua memória e legado".
Com esta iniciativa a Câmara de Lagoa deseja, por um lado, homenagear o artista enquanto referência nacional das artes plásticas na segunda metade do século XX, e por outro lado, sistematizar e dar a conhecer a obra e o homem.
Conforme reforça a câmara, "artista versátil, mestre Gamboa foi um autodidata e uma figura dotada de um profundo caráter humanista que se notabilizou a partir de meados do século XX. As suas criações podem ser vistas em diversas partes do mundo integrando importantes coleções".