Foi na passada terça-feira, às 11:14, que se realizou a 11ª edição do exercício nacional de prevenção do risco sísmico, A Terra Treme.
Neste sentido, a Proteção Civil do Município de Lagoa em parceria com a direção do agrupamento de escolas Rio Arade organizou um exercício na EB23 João Cónim, envolvendo 250 alunos, 45 docentes e 16 não docentes.
Participaram, ainda, o Centro de Apoio Social de Porches através do estabelecimento escolar Cubo Mágico nas valências de pré-escolar e creche, num total de 35 alunos, 9 educadoras e auxiliares, o Centro de Apoio Social de Carvoeiro, que através do seu estabelecimento de ensino juntou-se à iniciativa tendo participado 85 alunos, 5 educadoras e 11 auxiliares, bem como a escolinha da ADR com participação 80 alunos e 30 colaboradoras entre educadoras e auxiliares.
Neste exercício estiveram envolvidos 624 participantes da comunidade escolar do concelho da rede pública e das IPSS.
O exercício propriamente dito, compreende a prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrolou-se durante um (1) minuto, no qual os participantes, individualmente ou coletivamente foram convidados a executar os 3 gestos de autoproteção: Baixar – Proteger – Aguardar.
A iniciativa visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo.