No âmbito dia Dia Mundial da Monitorização da Água, e integrada na semana do Ecology Day promovida pela SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia, o Município de Lagoa promove uma oficina presencial de Agricultura Regenerativa, aberta à comunidade em geral, que contará com a presença de Jerónimo Silva, Eng.º Biofísico e Agrónomo, este sábado, no Parque Municipal do Sítio das Fontes, entre as 15h00 e as 19h00.
A agricultura regenerativa é uma abordagem de conservação e reabilitação dos sistemas alimentares e agrícolas. Concentra-se na regeneração do solo fértil, no aumento da biodiversidade, na melhoria do ciclo da água, no aprimoramento dos serviços ambientais, no suporte ao sequestro de carbono, no aumento da resiliência às mudanças climáticas e no fortalecimento da saúde e vitalidade do solo agrícola.
Nota do município, explica que a oficina pretende dar a conhecer um pouco do que é a agricultura regenerativa, "de modo a munir os participantes de ferramentas para aplicar as técnicas de agricultura regenerativa nos seus quintais, jardins ou pomares, promovendo a biodiversidade e a tão necessária regeneração dos solos, num equilíbrio produtivo com a natureza".
As temáticas a abordar passam por o solo e a sua importância, composto, mulching, organismos eficientes, caldas com plantas, épocas de sementeiras, conssociação e rotação de culturas.