O Turismo do Algarve, o Município de Lagoa e a Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) vão promover uma sessão pública de esclarecimento sobre o projeto “Edital – Instrução de Navegação em Área Marítima referente às Grutas de Benagil”, dirigida às empresas marítimo-turísticas. O evento decorrerá na próxima terça-feira, 21 de maio, às 20h00, no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa.
O encontro contará com a participação do Comandante do Porto de Portimão, Eduardo Luís Pousadas Godinho, com quem o setor poderá abordar e esclarecer as novas regras definidas no edital.
Em comunicado, o Turismo do Algarve explica que o objetivo deste edital é assegurar que a navegação, especialmente nas proximidades e acesso às Grutas de Benagil, «seja realizada em condições seguras, protegendo visitantes, operadores marítimo-turísticos, a navegação geral na área e o meio ambiente». A sessão é aberta às empresas marítimo-turísticas registadas no Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística (RNAAT), mediante
inscrição prévia.
As Grutas de Benagil são uma das atrações turísticas mais visitadas na região do Algarve. Baseando-se nas recomendações do grupo de trabalho “Grutas de Benagil”, ficou reconhecida a necessidade urgente de regulamentar as visitas às grutas devido ao elevado número de visitantes e ocorrências.
Em resposta a estas recomendações, foi elaborado o projeto de
Edital/Instrução de Navegação, atualmente em fase de consulta pública até dia 10 de junho, com vista a recolher opiniões e contributos. Após este período, será feita a avaliação das sugestões recebidas, com possíveis ajustamentos ao projeto.