O Kayak Clube Castores do Arade (Lagoa) organizou este sábado, em parceria com a Câmara Municipal de Lagoa, o “Praias de Lagoa - Downwind”, prova que contou para o Campeonato Nacional de Canoagem de Mar de 2016.
A prova, promovida pela Federação Portuguesa de Canoagem e pela Associação Regional de Canoagem do Algarve, foi a 2ª Etapa do referido Campeonato Nacional.
O grande vencedor absoluto foi o atleta da África do Sul, Oscar Chalupsky, a competir pelo Clube Fluvial Vilacondense, que venceu a geral absoluta com o tempo de 1:01:36,23, estabelecendo um novo record do percurso, retirando 26 segundos à melhor marca realizada na edição do ano passado.
Em segundo lugar terminou o atleta Bruno Rafael do Sport Lisboa e Benfica que ficou a 38 segundos do vencedor e o terceiro lugar absoluto foi para Guilherme Cabral do Naval de Sesimbra que terminou com 1:02:44,56. Todos da categoria SS-1 Sénior (surfski monolugar).
Nas mulheres a vitória absoluta coube a Sofia Coelho do Naval de Sesimbra com o tempo de 1:15:07,79, seguida da primeira classificada da categoria juniores, a Sara Sotero do Clube do Mar Costa do Sol, que averbou o tempo de 1:19:22,84 e a terceira classificada absoluta foi Joana Moura também do Clube do Mar Costa do Sol que terminou com 1:19:32,83.
Os Castores do Arade venceram na categoria em SS-1 Vet-A feminino com Ana Bebiano e alcançaram duas medalhas de prata com Nuno Silva em K1-Mar masculino absoluto e a dupla Iago Bebiano / Gonçalo Bento em SS-2 Júnior.
Com estes resultados todos estes atletas assumiram a liderança no ranking nacional na sua respectiva categoria. Foi alcançado mais um pódio, por Rita Ângelo em SS-1 Júnior feminino, que terminou na 3ª posição.
Os atletas da comitiva do KCCA terminaram quase todos no top-10 das suas categorias. Destaque para o 4º lugar alcançado por Camila Lopes em SS-1 Juniores femininos e por Tomás Santos em K1 Mar Absoluto. Ana Acuña foi 5ª classificada em SS-1 seniores femininos. Na 6ª posição das suas categorias terminaram: Dimas Rey em SS-1 juniores, Hélder Camacho em SS-1 Vet-A, Luis Lima em SS-1 Vet-B e a dupla Alexandre Neves e Christina Pedroso em SS-2 Misto. Mário Cabede foi 8º em SS-1 juniores e José Soares terminou na 11ª posição em SS-1 Vet-A.
Com o tempo a ajudar, para ir da Praia Grande de Ferragudo até à praia da Senhora da Rocha em Porches, os primeiros classificados necessitaram de pouco mais de uma hora para cumprir os 14 km do percurso o que dá conta da velocidade que os canoístas conseguiram atingir nas ondas algarvias.
A nível colectivo os Castores do Arade terminaram na 2ª posição com 6530 pontos, atrás do Clube do Mar Costa do Sol de Oeiras com 8399 pontos, ficando a terceira posição para o Clube de Canoagem de Setúbal com 5200 pontos.
A prova contou com a presença de mais de 150 atletas de 23 clubes de todo o país e ainda atletas de Espanha, Holanda e África do Sul.
O Campeonato Nacional de Canoagem de Mar de 2016 é constituído por 6 etapas que se disputam um pouco por todo o país, passando por Sesimbra, Lagoa, Setúbal, Peniche, Esposende e em Outubro no Funchal, Madeira.