A FINE é uma feira exclusivamente dedicada ao setor profissional (B2B), reunindo operadores turísticos, agências especializadas, distribuidores e outras entidades que comercializam produtos enoturísticos a nível internacional. Segundo a autarquia, «é um palco estratégico de promoção, onde os territórios têm a oportunidade de estabelecer contactos diretos com compradores que desenham e integram destinos nas suas programações turísticas».
Em nota enviada ao Algarve Primeiro lê-se que, a participação de Lagoa enquadra-se numa estratégia «consistente que o Município tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, apostando na qualificação, promoção e internacionalização da sua oferta enoturística. Esta presença visa consolidar o posicionamento do concelho como destino de excelência, respondendo à crescente procura de operadores internacionais interessados em incluir o Algarve – e particularmente Lagoa – nos seus programas».
No âmbito da feira, a autarquia destaca a presença exclusiva dos vinhos do Algarve Golden Terroir num dos momentos oficiais da programação – o almoço de networking no segundo dia do evento –, proporcionando aos profissionais «uma experiência autêntica e representativa da identidade vínica local».
Está igualmente confirmada a participação da presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve, Sara Silva, no painel Talks, no dia 4 de março pelas 12h45, «reforçando o trabalho conjunto de valorização e promoção dos territórios envolvidos, assim como a afirmação do Algarve enquanto destino emergente no panorama internacional do enoturismo, com destaque para os projetos Algarve Golden Terroir e a Rota de Vinhos do Algarve», regista a nota.
Como resultado direto da participação na feira, o Município de Lagoa, em conjunto com os municípios de Albufeira, Lagos e Portimão, irá promover uma fam trip à região, de 5 a 10 de março, com a presença de 13 buyers internacionais, que terão a oportunidade de conhecer e experienciar «a oferta diferenciadora do concelho, com propostas que evidenciam a diversidade e autenticidade da oferta local», assinala ainda a publicação enviada ao nosso jornal.
O presidente do Município de Lagoa, Luís Encarnação, refere que: «Esta ação integra uma estratégia mais ampla de promoção externa, que tem vindo a produzir resultados concretos, refletidos no crescente interesse de operadores internacionais pela região. Lagoa reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do setor turístico, valorizando os recursos locais e consolidando o enoturismo como um produto estruturante da nossa identidade e economia.»