A adesão do Município de Lagoa à Aliança ODS Portugal e à Global Compact Network Portugal foi decidida, por unanimidade, em reunião pública de Câmara no passado dias 25 de agosto, tornando o concelho como parceiro, ao nível da partilha de boas práticas para o desenvolvimento sustentável.
Conforme assinala a autarquia em comunicado, a agenda 2030, lançada pela Organização das Nações Unidas, definiu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), que incluem 169 metas para áreas estratégicas como a saúde, educação, redução das desigualdades, energia e água, entre outras.
Para potenciar programas e ações concretizadoras daqueles objetivos, surgiu a “Aliança ODS Portugal”, criada pela “Global Compact Network Portugal” (UN GCNP) que é atualmente constituída por uma rede de diferentes entidades, nomeadamente da Administração Local, empresas e associações.
A decisão tomada, representa para o Município, "o reforço do pacto com a sustentabilidade, já assumido, enquanto causa mobilizadora da sua ação" durante o biénio 2020/2021.
Esta estratégia municipal, articulada com os planos nacional e internacional, apoia-se em três pilares: o da sustentabilidade social, da sustentabilidade económica e da sustentabilidade ambiental.