Lagoa acaba de receber mais uma distinção na área da inclusão, desta vez o prémio inclusivo E+ atribuído pela Agência Internacional Erasmus, educação e formação.
Em comunicado, o município faz saber que, o prémio foi entregue durante o V Seminário Erasmus+ Equidade e Inclusão: Potencialidades do Programa, realizado online durante a manhã do passado dia 25 de novembro, e que contou com a participação da vereadora Ana Martins.
Com esta distinção, a Câmara Municipal de Lagoa viu reconhecido o seu desempenho na iniciativa da Comissão Europeia, Network of Role Models 2019/2020 que visa promover a inclusão social, a cidadania, a igualdade de oportunidades, o respeito pelos Direitos Humanos junto dos jovens. Com esse objetivo, a autarquia destaca o exemplo de jovens adultos pelo percurso ou competências para inspiração dos seus pares.
Refere a mesma publicação que, esta iniciativa decorre em Lagoa desde novembro de 2019 com o contributo dos Role Models Domingas Veiga e Dário Guerreiro que partilharam as suas experiências e motivam os outros jovens a ultrapassar problemas, adversidades, «sempre numa perspetiva positiva, resiliente e de superação pessoal».
No mesmo comunicado, o município adianta que, foi adaptado um plano de ação para as várias faixas etárias e, tendo em conta a atual situação pandémica, foi facultada informação aos envolvidos, via digital mas também presencial, partindo das temáticas evocadas no Dia Escolar da Não Violência e da Paz, no Dia da Diversidade Cultural, no Dia Internacional da Paz, no Dia Municipal para a Igualdade, no Dia Internacional dos Direitos da Criança e no Dia Internacional dos Direitos Humanos, concluiu.