Sociedade

Lagoa: Roberto Leal é convidado de honra nas festas Nossa Senhora da Luz

As festas da Nossa Senhora da Luz, contam este ano com a presença de Roberto Leal, um artista muito popular junto do público em geral.

PUB
 
O certame terá início hoje pelas 18h30, com a missa e, ás 20h30 com a abertura da quermesse.
 
No dia 7, repete-se o mesmo programa no largo da igreja em Lagoa que será o palco das festividades que contam com muita animação e espectáculos.
 
As festas em honra da padroeira Nossa Senhora da Luz terminam no dia 8 com a actuação de Roberto Leal, sendo que o dia inclui outros pontos relevantes no programa: às 12h00, uma concelebração presidida pelo bispo do Algarve às 18h00, e ainda a tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora da Luz, que sai da igreja matriz e percorre as ruas da cidade.
 
A quermesse volta a abrir às 20h00.
 
Quanto ao cartaz musical, são convidados: Pedro Migueis – Tributo a Carlos Paião, no dia 6, e Tucha no dia 7, ambos os concertos com início marcado para as 22h00.
 
No dia 8, será a vez de Roberto Leal animar o certame com um espectáculo com início ás 22h, que termina com fogo de artifício.
 
A tradição:
 
Segundo informação da autarquia de Lagoa, a imagem de Nossa Senhora da Luz fez a sua primeira saída no ano de 1837, por decisão da junta da paróquia a 9 de agosto do mesmo ano.
 
Desde essa altura que, a procissão da Nossa Senhora da Luz, tão conhecida na região, arrasta consigo o peso de fortes tradições religiosas, acumuladas através dos anos e que se assumiu como cartão-de-visita deste concelho algarvio.
 
Na mesma nota da autarquia, recorda-se que, ninguém consegue ficar indiferente a esta procissão, na medida em o povo manifesta a sua devoção em conjunto num momento único e digno de registo.
 
A Imagem e andor num conjunto equilibrado, mostram a sua simplicidade e imponência ao mesmo tempo e, transmitem à cerimónia festiva a grandeza dos momentos espirituais, particularmente, quando de regresso a sua casa, a imagem da Senhora da Luz sobe vagarosamente a rua da Praça, e se despede do seu povo, por mais um ano.
 
A festa continua e o Largo dos Combatentes da Grande Guerra, transforma-se num animado ponto de encontro com muita música e animação.
 
Já assim dita a tradição, pelo que vale a pena comprovar a riqueza cultural e todo o envolvimento que reveste esta festa de 6 a 8 de Setembro.
 
Algarve Primeiro