Sociedade

LAGOA:África em destaque no Mercado de Culturas...à Luz das Velas

Milhares de velas surgem ao romper da noite em Lagoa para desenhar 40 símbolos étnicos e religiosos relacionados com África.

PUB
 
Nesta quinta edição, que decorre entre os dias 5 e 8 de julho, a Câmara Municipal de Lagoa aguarda mais de 40 000 visitantes num momento que se espera mágico, repleto de luz e de boas vibrações, revela nota da autarquia.
 
Diariamente, entre as 19h00 e a 01h00, a zona do Convento de São José e ruas circundantes voltam a encher-se de cores, sons e sabores de outro continente. Mais de 60 artesãos de várias culturas e etnias partilham tradições, sabores e artes com milhares de visitantes que escolhem o município de Lagoa por estes dias.
 
Música, dança, gastronomia, artesanato, escultura e pintura africana prometem marcar este festival de características únicas em Portugal. O evento contará com a presença de bandas como Kilema (Madagáscar), Muhsilwan (Sudão/Marrocos/Guiné Conacri), Aboubacar Syla & Doudou Ngom (Guiné Conacri/Senegal), Yeliké Camara & Gassim Camara (Guiné Conacri), Zé Manel Martins Quarteto (Angola) e Cherif Bacisko (Guiné-Bissau). 
 
Diariamente será possível relaxar ao som das África Chillout Night Sessions, a cargo do DJ Ahmed Alsudani (Sudão), e ouvir um grupo de percussionistas e bailarinos oriundos do Senegal, Guiné Conacri, Costa do Marfim e Mali. 
 
Para além dos aromas da gastronomia africana que prometem povoar o Convento de São José, esta pode ser diariamente degustada no Mercado Municipal de Lagoa, com demonstrações da cozinheira angolana Carla Costa. 
 
A área do Convento será ainda palco de uma exposição de estátuas e artefactos de diferentes países africanos, denominada “Mãe África – A Mulher e a Fertilidade na África Negra”.