Sociedade

Lagoa:Exposição mostra réplicas de embarcações que navegavam a costa e o mundo

A Câmara de Lagoa, no âmbito do seu programa cultural, vai levar a efeito, nos meses de julho, agosto e setembro, a exposição “Navegando no passado: barcos da nossa costa” através da qual pretende dar a conhecer aquilo que terá sido o cabo das tormentas marítimas nos mares, mas sobretudo na costa Algarvia.

PUB
 
Esta exposição vai estar patente, na Biblioteca Municipal, entre 1 de julho e 8 de agosto; na Fatacil, de 15 a 24 de agosto e no edifício da Câmara Municipal, entre 26 de agosto e 26 de setembro.
 
A autarquia pretende dar a conhecer a forma como se navegava e em que tipo de barcos, alguns bastante frágeis na aparência, mas seguros no mar rasgando águas quase desconhecidas e bastante traiçoeiras, onde navegar não era tarefa fácil ao leme de traineiras, canoas, buques, galeões e tantas outras embarcações. 
 
Reproduções destes barcos farão parte da exposição para que se possa perceber um pouco a história dos navegadores - desde os tempos do Fenícios, Cartagineses, Romanos, Árabes - cujas embarcações sulcavam as águas do Atlântico que banham a costa marítima do Algarve e também as águas do Rio Arade.
 
Estará patente um conjunto de embarcações que navegavam em meados do século XX, reproduzidas em miniaturas ou em fotografias antigas, que percorreram a costa desenvolvendo uma pujante atividade piscatória, cujo valor económico foi relevante para a população local.