Sociedade

LAGOA:Mais de 40 mil passaram pelo “Mercado de Culturas…à Luz das Velas”

Segundo as estimativas, a autarquia acredita que mais de 40 mil visitantes passaram pela 3ª edição do “Mercado de Culturas…à Luz das Velas”, realizado nas instalações do Convento de São José e ruas circundantes, na cidade de Lagoa, de 7 a 10 de julho.

PUB
 
A edição deste ano teve como temática a Cultura Celta, depois de ter destacado as Culturas Muçulmana, em 2014 e Judaica-Sefardita, em 2015.
 
Ao longo de quatro dias, o espaço encheu-se com a sonoridade das músicas do mundo Celta, tendo estado em destaque as atuações de Linda Scanlon (Irlanda), Sheela na Gig (Galiza/Reino Unido), Malcolm Macmillan (Escócia), Morgane Le Cuff (Bretanha) e, pela primeira vez, a presença do grupo de Caretos, originários de Trás-os-Montes. 
 
Para além da música, a organização presenteou o público com uma inédita exposição de 50 máscaras ibéricas, de tradição celta (povo da raça ariana, ou indo-europeia, cujas grandes migrações se perderam nos tempos pré-históricos). 
 
As oficinas de tarot de runas celtas e de tiaras celtas também tiveram uma grande adesão por parte dos visitantes.
 
Em todas as noites foi realizado um ritual de bruxaria, denominado “A Queimada”, que antecedia o espetáculo de dança e fogo, simbolizando a união entre as energias masculina e feminina, a fertilidade da terra e os fogos do Deus celta Belenos (divindade de diversos dos povos germanos, personificação provável do sol), a que não faltaram, também, a recriação do Conto do Mago Merlin e um espetáculo de evocação da Beltane, também dominado pela dança e fogo.
 
E como se tratava de um evento “à luz das velas”, 12 mil velas foram acesas diariamente em todo o espaço do evento, desenhando amuletos, símbolos e runas celtas.
 
A nível gastronómico, destaque para a presença de uma taberna Celta, nos claustros do Convento de São José.
 
Face ao sucesso registado, a Câmara Municipal já agendou a 4ª edição do “Mercado de Culturas… à Luz das Velas” para os dias 6, 7, 8 e 9 de julho de 2017, com a temática de animação “O Oriente”.