Cultura

Lagoa:Projeto da Artis XXI pretende dar protagonismo e voz ao feminino com "Mulher Reflexo"

A Associação de Educação Artística de Lagoa - Artis XXI promove o projeto "Mulher Reflexo" que pretende dar protagonismo e voz ao feminino. Ao longo de 50 minutos esta criação vai responder através da música, do teatro e do movimento à questão - Mas o que existe para além de uma imagem captada através do simples reflexo do espelho?

PUB
Este será o mote e a pergunta que levará uma mulher música, uma mulher bailarina, uma mulher artista plástica, uma mulher compositora, uma mulher atriz e seis jovens mulheres, estudantes do curso profissional de técnico de apoio à infância, a partilhar no palco as suas dúvidas, emoções e perspetivas. O projeto vai contar com duas sessões, a primeira no dia 23 de setembro nas escolas do município de Lagoa e a segunda para o público em geral no dia 24 de setembro às 18h30 no Auditório Municipal Carlos do Carmo.
 
Elsa Mathei, Diretora Artística do Projeto, refere que: "A criação deste projeto teve como objetivo fomentar a reflexão enquanto fazemos arte. Vemos muitas vezes, a nossa vida projetada num rio, num quadro, num ponto ou numa determinada circunstância e assumimos um papel de meros espetadores, da nossa própria vida. Para estas mulheres basta. A mulher turista deixará de existir, dando lugar à mulher reflexo que questiona todas as convenções e que opta por não assistir de forma inócua ao reflexo da sua existência. Desde a mãe, a cuidadora, a mulher, todas são parte integrante e crucial para a subsistência da humanidade. Apesar de vivermos numa sociedade, ainda, assombrada pelo paradigma do machismo, grandes foram também os homens que sempre respeitaram, cuidaram e sobrevalorizaram as mulheres da sua vida".
 
A ficha artística e técnica é composta na encenação por Francisca Marinheira, movimento - Paula Pina, música - Elsa Mathei, composição - Teresa Gentil, ilustração - Mónica Catalá, espaço cénico - Filipa Brito e produção - Rute Gomes. Participam alunas da Espamol, Beatriz Guerreiro, Dara Oliveira, Íris Soares, Lara Fernandes, Margarida Correia e Mélanie Soares.
 
Os bilhetes para a sessão de 24 de setembro, estarão à venda no local do espetáculo e Ticketline [brevemente disponíveis].
 
O projeto tem o apoio do Município de Lagoa, República Portuguesa - Garantir Cultura e Direção Regional Cultura do Algarve.