Numa parceria, com o Clube Bonsai do Algarve e no âmbito do Ano do Vinho e da Vinha 2015 a Câmara Municipal de Lagoa, acolheu, no passado domingo, uma oficina de Bonsai com espécies Mediterrânicas, realizada no Centro de Interpretação da Natureza do Sítio das Fontes, em Estômbar.
Um grupo de 15 participantes empenhados deu os primeiros passos no complexo universo das técnicas de cultivo Bonsai.
A macieira selvagem foi a espécie escolhida pelos mestres do Clube Bonsai do Algarve, para transmitir os ensinamentos básicos desta forma de cultivo especial.
Um conjunto de Bonsai dos membros do Clube, expostos no Centro de Interpretação da Natureza do Sítio das Fontes, serviu para explicar as origens e as principais técnicas envolvidas na obtenção de verdadeiras obras de arte vivas, muitas delas de espécies da nossa flora autóctone.
Por fim, todos levaram para casa uma macieira selvagem já “trabalhada” durante a oficina, e um “kit bonsai”.
Esta foi a segunda de duas oficinas que, em 2015, iniciaram um ciclo dedicado às plantas mediterrânicas.
Prevê-se que a primeira das duas oficinas de 2016 seja dedicada à videira, uma espécie determinante na construção de paisagens agrícolas por toda a bacia do mediterrâneo.