Cultura

Lagos: 3ª edição do Festival EmRaizArt leva o circo e as artes de rua ao meio rural

 
O Festival Internacional de Circo Contemporâneo EmRaizArt está de volta para a sua terceira edição, dividido em duas fases: outono, de 9 a 15 de outubro de 2023, e primavera, de 6 a 12 de maio de 2024.

Segundo a organização, o festival decorrerá no montado de sobreiros centenários, localizado no Cotifo, Quinta Velha, concelho de Lagos, proporcionando uma experiência artística que leva o circo contemporâneo e as artes de rua ao meio rural, valorizando o património natural e a paisagem autóctone do interior do Algarve.
 
"Ao preparar o festival, tentamos sempre que o espaço, dentro da criação de trilhos e de condições de acessibilidade, mantenha ao máximo as suas características naturais, para que a experiência seja imersiva. É tudo muito relacional: os aparelhos de circo estão pendurados nas próprias árvores." destaca Nelda Magalhães, diretora de produção do evento "e recorremos a autocarros para transporte do público, usamos wc´s secos de compostagem e temos pontos de reciclagem".
 
 
Devido ao êxito das edições anteriores, o festival aponta para uma 3ª edição a iniciar com quatro dias para grupos escolares (gratuito) e nos dias 14 e 15 de outubro (fim de semana) para o público em geral, com bilhetes que podem ser adquiridos na bol.pt, ao preço de 10 euros para adultos e 5 euros para crianças. 
 
Com um programa variado composto por três espetáculos nacionais/internacionais de linguagem visual, dois concertos, quatro oficinas interativas que promovem o envolvimento do público escolar e uma oficina de clown para adultos. A direção artística é de Berna Huidobro.
 
O evento é apoiado pelo Governo de Portugal - direção geral das Artes, pela direção regional da Cultura do Algarve e pelo Município de Lagos. São também parceiros a Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos, o Laboratório de Atividades Criativas - Associação Cultural, a Fungo Azul - Associação Cultural, a Livraria até a Lua, e os dois agrupamentos de escolas do concelho de Lagos.
 
Programa:
 
Sábado, 14 de outubro:
O mundo ao Contrário  : companhia Trini-ty - Chile
Shhh! : Companhia A Tope! - Argentina
Almaradentro : Co-produção Teatro Experimental de Lagos + Companhia Vaya - Portugal
Intervenção musical: Batucada Matta de Barão de São João - Portugal
 
Domingo, 15 de outubro:
O mundo ao contrário : Companhia Trini-ty - Chile
Shhh!: Companhia A Tope! - Argentina
Almaradentro: Co-produção Teatro Experimental de Lagos + Companhia Vaya - Portugal
Intervenção musical: Samba do Quintal - Portugal