Sociedade

Lagos acolhe conferência “O «Furo» que ninguém quer!”

 
A Associação de Municípios Terras do Infante promove, no próximo dia 29 de junho, a conferência “O «Furo» que ninguém quer!”, reiterando a frontal oposição à prospeção e exploração de petróleo no Algarve.

 
A abertura da conferência, que decorrerá no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI, a partir das 17h00, será assegurada por Maria Joaquina Matos, Presidente do Conselho Diretivo da Associação Terras do Infante (Aljezur, Lagos e Vila do Bispo) e Presidente da Câmara Municipal de Lagos.
 
Para o efeito foram igualmente convidados Pedro Matos Soares e João Camargo, ambos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
 
Pedro Matos Soares é Investigador Principal no Instituto Dom Luiz e Professor Convidado no Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia. 
 
O seu doutoramento em Física versou sobre a turbulência e nuvens em modelos atmosféricos. Na última década focou o seu esforço de pesquisa na modelação climática e nas alterações climáticas liderando, atualmente, o grupo de investigação "Alterações climáticas, processos na atmosfera-terra-oceano e extremos" do  Instituto Dom Luiz.
 
João Camargo, licenciado em Engenharia Zoo Técnica, mestre em Engenharia do Ambiente, está a concluir o doutoramento em alterações climáticas e politicas de desenvolvimento sustentável, na Universidade de Lisboa. Foi professor de Química e Botânica na Universidade Lúrio, em Moçambique, e trabalhou de 2011 a 2015 na Liga para a Protecção da Natureza. Ativista pela justiça climática no movimento Climáximo, é autor dos livros "Que se lixe a Troika", (2013), "Manual de Combate às Alterações Climáticas" (2018) e "Portugal em Chamas - Como Resgatar as Florestas" (2018).
 
De acordo com comunicado da autarquia lacobrigense, a conferência, de entrada livre, "constitui-se como mais uma forma de luta, reiterando a frontal oposição à prospeção e exploração de petróleo no Algarve, muito particularmente ao anunciado "furo" em deep offshore, ao largo de Aljezur".