Sociedade

Lagos apoia ações de valorização e dinamização da Via Algarviana

 
A Câmara Municipal de Lagos vai manter o seu apoio à Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve para que esta entidade possa continuar a desenvolver as ações de manutenção e valorização da Via Algarviana, no ano em que esta celebra 10 anos da sua inauguração.

 
Comunicado da autarquia revela que a comparticipação financeira do Município nos trabalhos de manutenção, gestão e promoção da Via Algarviana, «permitirá, entre outras ações, a realização da vistoria anual dos traçados, a manutenção da sinalética e trabalhos de pintura». 
 
Aprovado foi também um subsídio de 2 mil euros, a atribuir à ATR – Associação Algarve Trail Running, para a realização da 3.ª edição da prova de corrida por trilhos do ALUT – Algarviana Ultra Trail, que irá decorrer no final deste mês (de 28 de novembro a 1 de dezembro), juntando 100 atletas de referência nacional e internacional, representando 8 nacionalidades, que aceitaram o desafio de correr um total de 300 quilómetros, maioritariamente pela Via Algarviana, num tempo limite de 72 horas. 
 
O ALUT é organizado pela ATR – Associação Algarve Trail Running e pela RTA – Região de Turismo do Algarve, em parceria com a Almargem e o apoio da ANA – Aeroporto de Faro. A prova terá início no concelho de Alcoutim e término no concelho de Vila do Bispo, atravessando o concelho de Lagos através dos setores 12 e 13 da Via Algarviana. A Vila de Bensafrim terá um ponto de apoio para os atletas, designado como “Base de Vida”. Novidade nesta edição será a emissão em direto da prova.