A Câmara Municipal de Lagos está a promover até amanhã um conjunto de iniciativas para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, nomeadamente rastreios cardiovasculares, ações de sensibilização, um lanche saudável e uma palestra dedicada a esta temática.
A celebração do Dia Mundial da Diabetes tem como finalidade chamar a atenção das entidades oficiais, dos profissionais de saúde, da comunicação social e da comunidade em geral para a problemática da Diabetes Mellitus.
Neste âmbito, a Câmara Municipal de Lagos em articulação com o ACES Algarve II-Barlavento (Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes; Gabinete de Nutrição e Centro de Saúde de Lagos) e o Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da CM Lagos, decidiu associar-se a esta causa, organizando e promovendo um programa diversificado de iniciativas em redor desta temática.
Para hoje no Mercado Municipal de Santo Amaro está prevista a realização de rastreios cardiovasculares, a quem queira participar, a decorrerem na parte da manhã, entre as 9h30 e as 12h30.
Amanhã a partir das 15h00 decorre uma palestra sobre a Diabetes, que contará, para além de outros convidados, com a presença do Coordenador da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, Paulo Morgado, e em que serão focadas questões como a medicação, a alimentação e a importância do exercício físico no tratamento desta doença.
Mais tarde está previsto um momento de marcha e atividade física em grupo seguido de um lanche saudável.
Para esta semana, e no sentido de aderir mais ativamente a estas comemorações, sugere-se o uso de vestuário de cor azul, o símbolo do Dia Mundial da Diabetes é um círculo azul desde 2007, ano em que se torna um Dia das Nações Unidas.
O símbolo do círculo azul representa a unidade necessária da comunidade global para responder à ameaça da pandemia de Diabetes.
Algarve Primeiro