Sociedade

Lagos associa-se às Jornadas Europeias do Património

O Município de Lagos volta a associar-se às Jornadas Europeias do Património (JEP 2014), promovendo, nos dias 26 a 28 de setembro, a realização de um diversificado conjunto de atividades que pretendem chamar a atenção para a importância do património cultural do concelho.

PUB
 
A Direção-Geral do Património Cultural, entidade responsável pela coordenação do evento a nível nacional propôs, para as Jornadas Europeias do Património de 2014, o tema “Património, sempre uma descoberta”, com o qual pretende chamar a atenção para a permanente novidade que o Património Cultural encerra. 
 
Com este tema pretende-se também evidenciar o potencial contido no Património Cultural (seja ele construído ou imaterial), a sua importância para um harmonioso e equilibrado desenvolvimento social e económico e para o papel da Cultura na sociedade. 
 
A Câmara Municipal de Lagos associa-se a esta efeméride com um programa diversificado de atividades que passam por visitas orientadas, workshops e palestras, a inauguração de uma exposição e entradas gratuitas nos principais equipamentos museológicos da cidade. 
 
Refira-se que a Igreja de Santo António reabriu recentemente para visitas públicas, ainda que de forma condicionada. O imóvel havia sido encerrado ao público em Outubro do ano passado, mas não sendo os problemas detetados na sua abóbada “tão graves como se pensou inicialmente”, decidiu-se que a mesma poderia ser aberta ao público, ainda que os visitantes tenham de respeitar a área definida para a sua circulação e permanência.