Em comunicado, o Município de Lagos informa que, foi adjudicada uma empreitada municipal, no montante de 17.350,00€ (acrescido de IVA), que tem como objetivo “dotar o Cemitério de Animais de Lagos de mais 36 unidades de inumação”.
De acordo com a mesma fonte, os trabalhos, com um prazo de execução de 60 dias, irão permitir criar mais quatro nichos para animais de grande porte, vinte e cinco nichos para animação de porte médio e sete nichos para animais de porte pequeno.
Esta obra vai praticamente duplicar a capacidade instalada do Cemitério de Animais, construído e inaugurado em 2017 em resultado de uma proposta vencedora do Orçamento Participativo. Segundo a autarquia, à data, este cemitério “foi o primeiro equipamento” deste âmbito a ser criado no Algarve e o terceiro a nível nacional.
Dotado inicialmente de 39 unidades de inumação aeróbica, com dimensões diferenciadas para animais de grande porte (6 unidades), de médio porte (10 unidades) e pequeno porte (23 unidades), o Cemitério de Animais foi projetado e construído a pensar na possibilidade de ampliação, caso a procura assim o justificasse, o que veio a verificar-se, uma vez que à data atual já se encontram ocupadas 26 unidades, sublinhou.
De acordo com a autarquia, as condições aplicáveis para quem pretenda sepultar o seu animal de companhia estão definidas no “Regulamento do Cemitério para Animais de Companhia do Município de Lagos” aprovado em 2017, segundo o qual o equipamento tem como “finalidade única e exclusiva o sepultamento de animais de companhia até 1,15m de comprimento ou 70kg”, entendendo-se por “animal de companhia (…) qualquer animal detido ou destinado a ser detido por seres humanos, designadamente no seu lar, para seu entretenimento e companhia”, concluiu.