A elevação de Lagos a Cidade, assinala-se todos os anos a 27 de janeiro, representando um dos momentos mais significativos da história local, marcando o trajeto percorrido desde a atribuição do Foral, por D. Manuel I em 1504, até à sua elevação em 1573, por D. Sebastião.
Para dia 26 está prevista a realização de uma ação de promoção turística, destinada a promover o património cultural, ambiental e a potenciar a capacidade de atração do município enquanto destino de excelência, e que se destina exclusivamente a guias-intérpretes, operadores turísticos, unidades hoteleiras, empresas de animação turística e outras com atuação na área do município.
No dia 27, vão abrir ao público duas exposições: uma de Pintura de Antero Anastácio, nos Antigos Paços do Concelho e outra de Banda Desenhada, no Centro Cultural de Lagos (salas 1 e 2).
Ainda neste dia, a partir das 15h00, decorre uma Conferência Inaugural do Ciclo de Conferências que a autarquia vai promover em 2015 subordinadas à temática “Os 600 Anos da Conquista de Ceuta”, uma iniciativa de entrada livre e tem lugar no Salão Nobre dos Antigos Paços do Concelho.
O orador convidado e Coordenador Científico do Ciclo de Conferências é o Professor Doutor João Paulo Oliveira e Costa (CHAM/FCSH-UNL) que irá falar sobre “O Infante D. Henrique e Lagos”.