O Município lacobrigense assinala, no próximo dia 27 de janeiro, o 441º Aniversário de Elevação de Lagos a Cidade. Para comemorar esta efeméride, foram preparadas algumas atividades de cariz cultural e turístico.
A elevação de Lagos a Cidade representa um dos momentos mais significativos da história local, constituindo o reconhecimento claro da importância e do trajeto percorrido desde a atribuição do Foral, por D. Manuel I em 1504 até à sua elevação em 1573, por D. Sebastião.
Este facto levou à instalação na cidade dos governadores do Reino do Algarve, tornando-a numa das mais importantes localidades que se destacaram na história de Portugal. Daqui partiram igualmente as primeiras caravelas, abrindo caminho às grandes navegações dos Descobrimentos, e com as mesmas a abertura da Europa e da Cristandade a todo o mundo.
Segundo informação da autarquia, foi graças ao conhecimento, saber, experiência e determinação de muitos que Lagos se tornou num centro privilegiado e de encontro de gerações, culturas e civilizações, que fizeram da Cidade a mais cosmopolita dos séculos XV e XVI, no contexto nacional.
Para assinalar esta efeméride, a autarquia organizou algumas atividades de cariz lúdico e cultural para os dias 25 e 27. Para o dia 25 (Sábado) estão previstas duas iniciativas, a decorrer no Centro Cultural de Lagos: às 18h00, a inauguração da Exposição do LAC “Kick in the Eye” e mais tarde, pelas 21h30, é apresentado o espetáculo “Fado [em] Sinfonia”, organizado pela Academia de Música de Lagos.
Para o dia 27 está prevista uma Ação de Dinamização e Promoção Turística, subordinada ao tema “Património e Reabilitação Urbana de Lagos” mais direcionada para guias-intérpretes, operadores turísticos, unidades hoteleiras, empresas de animação turística e outras com atuação na área do município.