O município de Lagos junta-se às celebrações do 48.º aniversário do 25 de Abril de 1974, com uma série de iniciativas institucionais, culturais e recreativas.
Informa a autarquia que, «numa altura em que os recentes acontecimentos na Europa reforçam uma nova reflexão sobre democracia e liberdade», a Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Lagos promovem a 25 de abril, pelas 9h30, a cerimónia de hastear da bandeira, largada de pombos (pelas associações columbófilas de Lagos e de Odiáxere) e sessão solene, contando com a intervenção das várias forças políticas do concelho. O momento será também dinamizado pelo Grupo Coral de Lagos e pela banda da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio.
Pelas 11h00, terá lugar a visita guiada "O 25 de Abril em Lagos", uma iniciativa que passará por locais associados às operações militares ocorridas na cidade no curso da Revolução de Abril, bem como noutros espaços evocativos da nova realidade democrática surgida no nosso país a partir dessa data.
O "Almoço Comemorativo" também está de regresso este ano, no restaurante Adega da Marina, podendo adquirir a sua senha, no valor de 10€, nas juntas de freguesia ou no Centro Cultural de Lagos.
As celebrações terminam às 16h00, no Centro Cultural de Lagos, com o concerto "Pela Santa Liberdade", pelo artista Afonso Dias, uma evocação do Hino da Maria da Fonte, escrito em 1846 por Ângelo Frondoni e Paulo Midosi, considerado o paradigma da canção portuguesa de intervenção, o que dá o mote para este espetáculo.
Os bilhetes estão à venda na receção do Centro Cultural ou através da
Ticketline.
Está também prevista a divulgação de vídeos alusivos à data na página de
Facebook do município de Lagos, assim como a apresentação dos trabalhos da iniciativa "A Câmara convida a pensar Abril", um convite dirigido a todos os lacobrigenses, das várias faixas etárias, para prepararem ilustrações, poemas ou fotografias inspirados na efeméride (envio até 21 de abril para
[email protected]).
O município informa ainda que, para que todos possam participar em todas as atividades previstas, o estacionamento no Parque da Frente Ribeirinha será gratuito no dia 25 de Abril.
Consulte
aqui a programação completa das comemorações do 48.º aniversário do 25 de Abril de 1974 em Lagos.