Sociedade

Lagos convida pessoas com deficiência visual para roteiro sensorial

O novo projeto "Conhecer Lagos através dos Sons e dos Sabores – Roteiro para a sua Descoberta", surge no âmbito de iniciativas inclusivas que o município de Lagos tem vindo a realizar.

PUB
Aproveitando as valências de que Lagos dispõe nos domínios do património histórico, natural, artístico e gastronómico, a ideia é permitir que cidadãos com deficiência visual de qualquer parte do País possam visitar e desfrutar da cidade através de experiências estimulantes para a audição, olfato, paladar e tacto. 
 
"Marina e Porto de Lagos, Mercado da Avenida, Praça Luís de Camões, Praça Gil Eanes, Rua Portas de Portugal, Castelo dos Governadores e Praia da Batata são alguns dos locais previstos para estes passeios de lazer, onde os participantes podem apreciar os sons e aromas do mar e da atividade piscatória, tocar nas muralhas e monumentos ou até degustar a doçaria regional ao mesmo tempo que conhecem mais sobre a História de Lagos", explica a autarquia em comunicado.
 
Gratuitas, com condições de segurança garantidas e conduzidas em português pelo historiador e técnico da Câmara Municipal de Lagos, Artur de Jesus, as visitas serão também acompanhadas por Dina Neto, funcionária da autarquia e também ela uma pessoa com deficiência visual, que tem desenvolvido ações de sensibilização sobre o tema junto dos alunos de 1.º ciclo do concelho.
 
As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas através do email [email protected]. Consoante o número de inscrições, serão formados grupos para datas a agendar nos meses de junho e outubro.