A cerimónia, que foi pontuada por vários momentos de animação a cargo da Associação de Dança de Lagos, Academia de Música de Lagos e pela Sociedade Filarmónica 1º de Maio, decorreu no passado dia 12 de janeiro.
A Câmara Municipal de Lagos foi de novo parceira do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, na organização da cerimónia promovida com o objetivo de valorizar e reconhecer publicamente os alunos que, pelo trabalho desenvolvido, pela dedicação à escola e pelos resultados obtidos durante o ano letivo 2016/2017, mereceram ser distinguidos.
De acordo com nota enviada à imprensa por parte do Município, na cerimónia marcaram presença, para além dos executivos das Terras do Infante – Associação dos Municípios de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo, a Presidente da Associação de Pais, a Associação de Estudantes, o Presidente da Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos e o Presidente do Banco Alimentar da região do Algarve. Esta ocasião foi igualmente aproveitada pelo responsável do Banco Alimentar na região para agradecer ao Agrupamento, na pessoa do seu Presidente, o Prof. José Lopes, o envolvimento empenhado de professores, alunos e restante comunidade escolar na recolha de bens alimentares levada a efeito pelo banco alimentar, no final do ano.
Refira-se que estes prémios são atribuídos pelo Município de Lagos, aos alunos do 6º e 9º ano de escolaridade, no valor de 150 euros para os alunos do 6º ano e 260 euros para os alunos do 9º ano, com o objetivo de os distinguir, premiar o seu mérito e incentivá-los a prosseguir os estudos noutros níveis, bem como motivar os restantes colegas a seguir o seu exemplo de trabalho e dedicação.
Aos melhores alunos do 12º ano (Cursos Científico Humanísticos e Cursos Profissionais) são entregues os prémios de mérito, no valor de 500 euros, atribuídos pela Associação de Municípios Terras do Infante (Aljezur, Lagos e Vila do Bispo).
Os prémios de educação são apreciados por um júri que decide em função de critérios como a melhor média obtida no último ano do ciclo e no ciclo escolar; o melhor percurso escolar; e a demonstração, ao longo do ano, de solidariedade com os colegas, capacidade de trabalho em grupo e atitude cívica.