Portugal foi o país escolhido para acolher o início da Peace Run Europeia 2014. A Corrida pela Paz iniciou-se a 21 de fevereiro em Lisboa. Os estafetas irão carregar a tocha pela sua rota de mais de 24.000 km por 47 países europeus, terminando em Belgrado a 7 de outubro. A equipa internacional de corredores passou por Lagos esta segunda-feira.
Portugal foi o país escolhido para acolher o início da Peace Run Europeia 2014, sendo que uma equipa internacional de corredores começou a Corrida a 21 de fevereiro em Lisboa e irá carregar a tocha pela sua rota, cujo percurso em território nacional previa a partida de Lisboa e a saída por Vila Real de Santo António, com passagem por Lagos (fim de uma etapa e partida para outra).
Os atletas que participam na corrida são oriundos dos seguintes países: Nova Zelândia, Alemanha, Roménia, Áustria, Bósnia e Portugal.
O visionário da paz Sri Chinmoy fundou a Peace Run em 1987 num espírito de amor, harmonia e unicidade. Desde então, a iniciativa visitou mais de 150 países e equipas internacionais de corredores correram mais de 500.000Km, o que equivale a mais de 14 voltas à volta ao planeta Terra. A mensagem simples da Corrida – “A Harmonia começa em mim” – tem inspirado milhões de pessoas por todo o Mundo.
À chegada da equipa internacional de estafetas à Câmara Municipal de Lagos, começou por falar o Coordenador Europeu desta iniciativa, Dipavanjan Renner, que é austríaco e também ele um corredor habitual de maratonas.
Depois de apresentar a restante equipa de corredores, começou por agradecer as boas vindas que Lagos preparou e falou um pouco sobre esta iniciativa, recordando que “vivemos em países diferentes, falamos línguas diferentes, mas pertencemos todos à mesma grande família, ainda que cada um possa fazer a diferença e ajudar a mudar o mundo”.
Lembrou ainda que a Peace Run “é o maior e mais longo esforço da humanidade pela paz”, e que nela já participaram nomes tão conhecidos como Nelson Mandela, Papa João Paulo II ou a Madre Teresa. Depois da sua breve intervenção, foi a vez da Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, tomar a palavra.
A responsável pelos destinos do Município começou por agradecer a presença de todos e afirmar-se “muito honrada por Lagos ter sido escolhido para fazer parte da rota desta Marcha da Paz”. Para a autarca “é importante que hoje em dia se continue a lutar pela paz e que possamos espalhar esta luz por todos os locais onde passemos”.
Afirmando que “Lagos é uma terra solidária”, a presidente desejou a continuação de uma boa jornada para a equipa, fazendo votos de que “todos os valores aqui defendidos acabem reforçados”.
Neste momento, a tocha foi oficialmente entregue a Maria Joaquina Matos, sendo que depois passou pelas mãos de todos os que quiseram pegar neste símbolo da paz, ao som do Hino da Peace Run. Depois de terminada a cerimónia, a equipa da Peace Run voltou à estrada em direção ao concelho de Portimão.