Sociedade

Lagos ganha nova dimensão cultural com noites “Drive in”

 
Para retomar a sua atividade cultural, mantendo as medidas de segurança exigidas pelo período de pandemia, o município de Lagos resgatou o conceito do drive in que fez muito sucesso nas décadas de 50 e 60.

 
Desta forma, o verão lacobrigense ganha uma nova dimensão com concertos de artistas e bandas locais cujos géneros passam pelo Rock, Pop, Fado, Música Popular, mas também com sessões de cinema ao ar livre.
 
Segundo descreve a autarquia, em nota de imprensa, a ideia é que o público possa apreciar os espetáculos e os filmes "no conforto e segurança das suas viaturas". O "Drive in Lagos" é gratuito e terá lugar no Campo de Jogos do Rossio da Trindade entre 1 de agosto e 5 de setembro, às 21h30, mediante inscrição prévia obrigatória. De acordo com o município, será "uma experiência única", com uma oferta cultural diversificada, sublinhou, deixando o convite a todos os amantes desta modalidade.
 
Refere a mesma publicação que, esta é uma forma de apoiar o talento lacobrigense, com um programa de concertos que terá como protagonistas bandas e artistas com ligação a Lagos. Estes artistas irão animar as noites de sábado (duas bandas/artistas por sábado). Todos estes artistas fizeram parte da iniciativa "Lagos em casa com música" através da publicação de vídeos musicais e mensagens de motivação na página de Facebook do município ao longo dos meses de pandemia, evidencia a mesma fonte.
 
Já nas sessões de cinema de 4ª feira, há sugestões para todas as idades, desde o oscarizado deste ano "Parasitas", passando pelo clássico "Cinema Paraíso" de Giuseppe Tornatore, numa homenagem ao Maestro Ennio Morricone, e pelo êxito de João Maia "Variações. As crianças e jovens também não serão esquecidos com a exibição de sucessos de bilheteira para estas faixas etárias, como "Marnie e os Amigos" e "The Hunger Games: Os Jogos da Fome", anota.
 
A autarquia adianta ainda que, o espaço escolhido para esta atividade cultural foi o Campo de Jogos do Rossio da Trindade (antigo campo de futebol da Trindade), recuperado para a sua realização, sendo que tem capacidade para albergar cerca de 100 viaturas ligeiras. No local, estará também disponível venda ambulante de comida e bebida e casas de banho.
 
O município terá algumas medidas de segurança implementadas: a entrada e a saída terão circuitos próprios e separados, sendo efetuados de acordo com as orientações de assistentes no recinto; os veículos terão um distanciamento de 2 metros (através da sinalização e marcação física de distanciamento); os espetadores deverão permanecer dentro dos veículos, só sendo permitida a sua saída para utilização dos sanitários ou em caso de eventuais necessidades urgentes, sublinha.
 
Avança a mesma nota que, apesar de ser de acesso gratuito, dada a lotação do local, o município disponibilizará semanalmente nos seus meios eletrónicos um simples formulário online para a inscrição nos concertos ou nas sessões de cinema.
 
Programa de concertos (sábado, 21h30):
 
1 de agosto:Formulário de inscrição
 
Daddy Jack Band
 
Plasticine
 
8 de agosto:
 
Marta Alves, Helena Candeias e Zé Portugal, acompanhados por Vitor do Carmo, Paulo Feiteira e Duarte Costa
 
15 de agosto:
 
DJ Manu e Paulo Ribeiro
 
DJ Toby One
 
22 de agosto:
 
Humberto Silva
 
Ana & Edgar
 
29 de agosto:
 
Staccato Limão
 
Hybrid Theory (Tributo a Linkin Park)
 
5 de setembro:
 
Orquestra Ligeira de Lagos
 
Wesley Seme
 
Programa de cinema (4ª feira, 21h30):
 
 
"Parasitas", de Bong Joon Ho
 
Faixa Etária: M14
 
12 de agosto:
 
"Cinema Paraíso", de Giuseppe Tornatore
 
Faixa Etária M12
 
19 de agosto:
 
"Variações", de João Maia
 
Faixa Etária M12
 
26 de agosto:
 
"Marnie e os Amigos", de Christoph Lauenstein e Wolfgand Lauenstein
 
Faixa Etária M6
 
2 de setembro:
 
"The Hunger Games: Os Jogos da Fome", de Gary Ross
 
Faixa etária M12