A Câmara Municipal de Lagos vai financiar os trabalhos de conservação e manutenção exterior da Igreja de Santa Maria. O assunto foi presente à última reunião do executivo, que aprovou um subsídio de 62 mil euros a atribuir, para esta finalidade, à Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Santa Maria de Lagos.
Segundo informou a autarquia, a verba destina-se ao tratamento e pintura das paredes exteriores, de portas, janelas e ferragens, «intervenção necessária para que este exemplar de arquitetura religiosa recupere a dignidade compatível com o seu valor patrimonial e o contexto urbano em que está inserido, na Praça do Infante, em pleno centro histórico da cidade», completou.
Refere a mesma publicação que, foi em 1498 que a Igreja da Misericórdia foi construída, tendo surgido posteriormente o hospital da mesma casa. Sofreu restauros e ampliações nos sécs. XVI e XVII, acabando por ser instituída igreja paroquial, dedicada a Santa Maria, aquando da destruição pelo terramoto de 1755 do antigo templo da paróquia.
Edifício de arquitetura neoclássica composto por nave única com três capelas colaterais e sacristia, está enriquecido com retabulística da segunda metade do século XVIII.