Economia

Lagos integra rede de parceiros das Estações Náuticas de Portugal

No passado dia 22 de março teve lugar, por videoconferência, a primeira reunião da rede de parceiros da Estação Náutica de Lagos, que contou com a participação de mais de 70 parceiros entre empresas, entidades oficiais e particulares.

PUB
Segundo explica nota da Câmara de Lagos, esta reunião contou com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal, Hugo Pereira, do Coordenador da Rede das Estações Náuticas de Portugal, António José Correia e do gestor do projeto da Estação Náutica de Lagos, Rui Calado. O Presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes e o Diretor Regional do IPDJ, assim como o presidente da AHETA aproveitaram a ocasião para abordarem a temática da importância destas estações para e economia e turismo do Algarve.
 
Como forma de sair mais forte e dinâmica do estado pandémico, Lagos constitui-se como Estação Náutica, aguardando a certificação pela comissão avaliadora do Fórum Oceano e a sua integração na Rede de Estações Náuticas de Portugal, atualmente constituída por 24 estações.
 
As Estações Náuticas (EN) caracterizam-se por serem redes de oferta turística náutica de qualidade, que incluem alojamento, restauração, atividades náuticas e serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas.
 
Através da constituição da Estação Náutica de Lagos, a autarquia refere que "espera diversificar a oferta turística, combater a sazonalidade e promover conjuntamente os produtos turísticos a nível nacional e internacional". O projeto que reúne vários parceiros e stakeholders nacionais, regionais e concelhios com relação direta ou indireta com os setores do mar, da náutica e do turismo, os quais, por vontade própria, decidiram integrar a rede de parceiros e o Conselho da Estação Náutica de Lagos, sendo já mais de 80 parceiros envolvidos e dez embaixadores, que levam o nome de Lagos pelos cantos do mundo.
 
Com mais de 17 Kms de linha de costa, o concelho de Lagos, reúne condições favoráveis ao desenvolvimento do turismo náutico e desportivo em geral, em particular da vertente dos estágios e grandes eventos. As temperaturas amenas, o enquadramento da Baía de Lagos são características naturais à prática de atividades desportivas e de lazer em meio aquático. Já os espaços naturais no interior, como a Mata Nacional de Barão de São João e a barragem da Bravura, constituem-se como um potencial a explorar em contexto da prática desportiva e do lazer, sublinha o município.