Desporto

Lagos investe 1 milhão de euros no desporto e na juventude

O Município de Lagos irá afetar perto de 1 milhão de euros à promoção do desporto através do apoio ao associativismo na época 2018/2019.

PUB
 
A aposta nos escalões de formação continua a ser a prioridade deste programa de apoio, que contempla medidas para incentivar a atividade regular federada das várias modalidades praticadas no concelho, a modernização e autonomia associativa dos clubes locais, assim como a organização de eventos desportivos e dinamização de projetos especiais, informou a autarquia em nota de imprensa.
 
O Programa de Formação e Apoio ao Associativismo Desportivo para a época 2018/2019 foi aprovado na última reunião do executivo lacobrigense. O documento compila as várias medidas e tipologias de apoio a disponibilizar aos clubes desportivos, prevendo-se a atribuição de apoios financeiros no montante global de 433.500,00€ e de apoios não financeiros (cedência de instalações desportivas e outros), que representam um encargo direto para a autarquia no montante de 390.832,00€.
 
Somando os custos decorrentes da cedência gratuita de viaturas municipais, regularmente requisitadas para as deslocações de clubes, equipas e atletas às competições que se realizam fora do concelho, a previsão do custo global do programa para a autarquia ascende a quase um milhão de euros.
 
Com base nas candidaturas já apresentadas pelos clubes à Medida 3 – apoio à organização de atividades de relevo e a projetos especiais (incluindo Desporto Adaptado) é possível antecipar alguns dos eventos que serão apoiados financeira e logisticamente, e marcarão a época desportiva em Lagos, abrangendo um leque alargado de modalidades que vai desde os desportos náuticos (Vela, Windsurf) ao Voleibol de Praia, passando pela Patinagem de Velocidade, pelo Andebol, pela Ginástica Acrobática, pelo Ténis de Mesa, pelo BTT e pelo Atletismo.
 
Nesta componente a autarquia prevê atribuir subsídios no valor global de 171 mil euros.