Economia

Lagos investe no apoio ao desporto como forma de incentivo à retoma das atividades

 
Foi aprovada, na última reunião da Câmara Municipal de Lagos, a proposta de apoios financeiros e logísticos a atribuir às entidades associativas no âmbito do Programa de Apoio ao Desporto (PAD). Mais de 1,1 milhões de euros é quanto a autarquia irá afetar à promoção do desporto na época 2020/2021.

A autarquia lacobrigense faz saber em comunicado que vai dedicar à "atividade regular federada" uma verba de 644.460,00€, sendo que a maior fatia corresponde à cedência de instalações desportivas para atividades de treino e de competição. Reembolso das taxas federativas, compensação financeira ao coordenador técnico e reembolso das mensalidades dos atletas beneficiários de Escalão 1 (A) e Escalão 2 (B) são alguns dos apoios incluídos nesta medida.
 
Para incentivar a "modernização e autonomia associativa" estão previstos 124.500,00€, incluindo-se nesta medida de apoio a formação de técnicos e dirigentes, a manutenção e reparação de viaturas, a construção, ampliação e/ou reabilitação de instalações desportivas e respetivo apetrechamento, entre outras componentes.
 
Desde programa fazem ainda parte o "apoio à organização de eventos desportivos" e "projetos especiais" (atividades inclusivas de pessoas portadoras de deficiência), o "apoio a projetos inovadores com a comunidade", o "patrocínio desportivo" de equipas e atletas e o apoio a "eventos de relevância", medidas que somadas representam um apoio financeiro de 320 mil euros, assegura a edilidade. 
 
Ao nível das deslocações, a Câmara está disponível para ceder 141 900 Km em transporte municipal, de modo a garantir a participação dos atletas em competições oficiais calendarizadas pelas respetivas associações/federações de modalidade, isentando os clubes do pagamento das despesas associadas.
 
Sendo o desporto uma das atividades que também tem sofrido bastante o impacto negativo da pandemia, a autarquia, na aprovação da proposta, formulou o desejo de poder vir aplicar a totalidade da verba destinada a esta época, "pois isso seria sinal de que a situação epidemiológica estaria a evoluir favoravelmente e a normalidade a ser retomada", assinala no mesmo documento.