A Câmara Municipal de Lagos está a desenvolver uma campanha de Sensibilização para o bem-estar animal, sob o lema “Amar é Cuidar”, dirigida especialmente à população escolar do município. A aposta na sensibilização junto das camadas mais jovens tem demonstrado ser a aposta mais eficaz no combate ao abandono de animais, revela a autarquia.
Esta campanha, cujo público-alvo são os alunos das escolas do 1º ciclo e infantários do município, tem estado a ser dinamizada pelo Serviço de Veterinária municipal e incide, de forma lúdica, sobre as necessidades dos animais de estimação mais comuns, apelando à responsabilização individual e prevenindo os maus-tratos e abandono de animais.
De acordo com os responsáveis por este serviço, a aposta na sensibilização junto das camadas mais jovens da população tem demonstrado ser a aposta mais eficaz no combate ao abandono crescente de animais (verificado sobretudo em período de férias).
Uma iniciativa que vem no seguimento do trabalho que tem sido desenvolvido na área do bem-estar animal, com destaque para os melhoramentos realizados nas instalações do Canil Municipal, a preocupação com a atualização do regulamento de gestão daquele espaço ou, ainda, a parceria com uma associação local de defesa dos animais, a Associação Cadela Carlota & Companhia.
Para além de jogos lúdicos, os alunos têm sido convidados a desenvolver trabalhos nesta área (desenhos e textos), estando prevista uma exposição dos mesmos.
Posteriormente, numa componente mais prática, os alunos terão a oportunidade de aprender a escovar os animais e de assistir a uma demonstração de cães de obediência ou demonstração de provas de mar com o cão de água português.
Segundo informação da autarquia, o Canil/Gatil Municipal de Lagos tem, atualmente, capacidade para albergar 42 cães e 7 gatos. Com a renovação e ampliação do espaço efetuadas em 2008, e com o impulso dado pelas associações locais para a proteção dos animais, estão reunidas as condições para uma efetiva adoção em maior escala, mais informada, consciente e com animais mais socializados.