Sociedade

LAGOS: “Praia mais bonita do mundo” (novamente) em risco de perder areal

Depois de um verão polémico devido ao enchimento de areia que permitiu estender de forma artificial a praia Dona Ana, regressam as queixas que dão conta do desaparecimento do areal.

PUB
 
Com a intensidade das primeiras chuvas deste Outono, a praia Dona Ana volta a estar em perigo.
 
Ao Diário de Notícias, o responsável da Associação Almargem adiantou: “Se as primeiras chuvas de outono deixaram a praia Dona Ana quase sem areia, imagino o que vai sobrar quando começarem as tempestades de inverno. E gastaram-se ali 1,8 milhões de euros”.
 
O dirigente da Associação ambientalista recorda que, a praia de Lagos foi galardoada como a “mais bonita do mundo” pela revista Condé Nast Traveller, e a “melhor praia de Portugal”, nos prémios TripAdvisor. No entanto, a areia começou a desaparecer no ano passado e para atrair os banhistas foi feito um investimento de 1,8 milhões de euros.
 
João Ramos realça que, depois de todas as intervenções levadas a cabo, “a situação repete-se”.
 
Ainda ao DN, o presidente da Quercus João Branco adianta: “Não é surpresa nenhuma. Já prevíamos isto e avisámos a tempo”.
 
O alargamento da praia, que se resumia já a 40 metros de largura, ficando sem espaço para banhistas na maré cheia foi o argumento que levou à retirada de 150 mil metros cúbicos de areia do fundo do mar, tendo sido construído um esporão com 40 metros que liga um leixão à arriba.
 
Agora surge também um outro imprevisto. Uma velha conduta que transportava os esgotos passou a conduzir águas fluviais que se juntavam ao oceano, após ser desativada a estação de tratamento. Mas como o areal agora é maior, a água pluvial acumula-se na areia e já começa a ser uma ameaça para a saúde pública, porque cheira mal reforçam as associações ambientalistas ao DN.
 
(Envie as suas fotos para: [email protected])