Ambiente

Lagos lidera Projeto ECOXXI a nível regional pelo segundo ano consecutivo

DR
DR  
Lagos arrecadou o 1º lugar a nível regional no Projeto ECOXXI 2021, programa ambiental de sustentabilidade, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que “visa promover, divulgar e reconhecer as boas práticas, políticas e ações dos municípios que mais apostam na sustentabilidade, incrementando a qualidade de vida da comunidade”, adianta a autarquia em comunicado.

A cidade algarvia posicionou-se, a nível nacional, na 11ª posição entre as 58 que se candidataram. 
 
“Através da análise de 21 indicadores de sustentabilidade ambiental local, foi avaliada a prestação do município em várias áreas, valorizando as que apresentam uma melhor performance e identificando as que necessitam de melhoria, com vista à construção de um desenvolvimento sustentável e uma melhor qualidade ambiental do município”, explica a câmara.
 
A participar desde 2006, foi no ano passado que Lagos obteve o seu melhor resultado de sempre, pontuação total de 78,5%. Este ano, foi de 77,3%.
 
“O excelente resultado obtido no ECOXXI 2021 demonstra o trabalho contínuo do município na área da sustentabilidade ambiental, problemática urgente que tem sido uma das prioridades das estratégias da autarquia para uma proteção do ambiente e da população”, expressa a autarquia.
 
Do Algarve, candidataram-se também: Albufeira, Tavira e Vila do Bispo.
 
A cidade de Lagos, juntamente com mais seis municípios, foi premiada pelo projeto “O Mar começa aqui”, promovido pela ABAE, onde participaram mais de 474 escolas de 124 cidades diferentes, com mais de 800 pinturas. 
 
Saiba mais sobre o Projeto ECOXXI aqui.