A última edição contou com a participação de 61 municípios candidatos. Segundo a autarquia lacobrigense o resultado obtido representa um crescimento de 4,7 % face a 2024, permitindo a Lagos regressar ao escalão de pontuações acima dos 80 % e consolidar a evolução positiva do trabalho desenvolvido pelo município nesta área. A nível regional, foi o município mais bem classificado do Algarve, alcançando ainda o 14.º lugar no ranking nacional.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 12 de dezembro, no Palácio Nacional de Mafra, onde a Câmara de Lagos recebeu a Bandeira Verde Município ECO XXI.
Com um conjunto abrangente de indicadores que incidem sobre áreas como a educação ambiental, a gestão de resíduos, a eficiência energética, a mobilidade sustentável e o ordenamento do território, entre outras, o projeto ECO XXI promovido pela ABAAE – Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação visa reconhecer boas práticas, políticas e ações de sustentabilidade desenvolvidas ao nível local, distinguindo os municípios que mais apostam num desenvolvimento sustentável integrado.
Mais informações aqui.