Sociedade

Lagos: Praça do Infante transforma-se em Aldeia de Natal

O concelho de Lagos volta a viver a quadra natalícia, entre espetáculos, animação circulante e musical, sessões de contos, atelier de criações natalícias, exposições de presépios e a Aldeia de Natal como novidade.

PUB
Após dois natais em que as celebrações estiveram mais limitadas devido às restrições da pandemia, Lagos apresenta a Aldeia de Natal na Praça do Infante, que incluirá a Casa do Pai Natal, mercadinho, pista de gelo e diversões para os mais pequenos.
 
A Biblioteca Municipal também se junta nas celebrações neste local, com sessões de contos por Márcia Gamito. O programa arranca no sábado, 3 de dezembro, com a chegada do Pai Natal e atuação do coro infantojuvenil do Grupo Coral de Lagos (15h00).
 
Não muito longe, na Rua Portas de Portugal, os mais criativos podem passar pelo Atelier de Natal para elaborar pinturas faciais, modelagem de balões, criação de crachás, gorros, presépios em plasticina, fantoches de dedo e pinhas natalícias, entre outros trabalhos.
 
Os mercados de Lagos também se vão "vestir" com as cores e sons de Natal, com espetáculos musicais no Viv'o Mercado e Mercado de Santo Amaro, animação circulante no Mercado da Avenida e "Mostra de Artesanato" no Mercado de Levante pela Associação de Artesãos do Barlavento.
 
O Centro Cultural de Lagos será outro dos polos deste Natal. Para além da tradicional exposição do "Presépio de José Cortes", serão vários os espetáculos e as associações locais a passar pelo palco: "Manta de Retalhos" (1/12), "Le Concert Spirituel" pela Orquestra Clássica do Sul (2/12), "Swinging Christmas" pela Orquestra Ligeira de Lagos (3/12), "Podia ser Natal" pelos UHF e coro infantojuvenil do Grupo Coral de Lagos (4/12), "Sonhar com o Bill", pelo TEL (10/12), "Natal a 360" pela Associação de Dança de Lagos (16 a 17/12), "Concerto de Natal" pela banda da SFL 1.º de Maio (20/12), "A Christmas Story" com Ilse Huizinga, Michael Lauren & Orquestra de Jazz do Algarve (21/12) e "Concerto de Aranjuez" pelos Sons ao Crepúsculo (22/12). 
 
Os espetáculos não se ficam por aqui, há ainda para ver e ouvir, o Festival de Música Antiga Sons D' Aquém Mar a ter lugar na Igreja da Luz e de Santa Maria (3/12 e 9/12) e o Concerto Coral dos Sons ao Crepúsculo na Igreja de Bensafrim (10/12).
 
Para os amantes de animais e da Natureza, o Zoo de Lagos, volta a apresentar a tradicional "Natalândia" (8 a 24 de dezembro) com muitas atividades e descontos de 50% para residentes no Algarve.
 
Com a colaboração da ACRAL, o comércio local volta e entrar nas celebrações através de um passatempo em que os compradores podem ganhar vales no valor de 100 euros para descontar nos estabelecimentos aderentes.
 
Consulte a programação completa aqui.