Foi aprovada na última Reunião de Câmara, a proposta de celebração de um Acordo de Geminação entre o Município de Lagos e o Município de El Jadida (Reino Marrocos).
Segundo justifica o Município em nota de imprensa, a intenção de colocar em rede as duas muralhas “irmãs” - significativos exemplares da arquitetura militar dos primórdios da pirobalística com o traço de Miguel de Arruda, que foi projetista da muralha de Lagos e coordenador do projeto da Cidadela Portuguesa de Mazagão (atual El Jadida) - é um dos motivos desta aproximação institucional.
Esta decisão surge depois da recente geminação com o município marroquino de Ksar El Kébir (Alcácer Quibir) e concretiza a “Política de Acordos de Cooperação e Geminações” traçada pelo Município de Lagos, que, neste caso concreto, tem como objetivo a internacionalização e promoção das Muralhas de Lagos, no âmbito da criação da Rede de Fortificações da Fronteira Marítima, estrutura que se pretende desenvolver com base nas parcerias que Lagos tem na esfera dos Descobrimentos Portugueses.
A este respeito a Câmara Municipal de Lagos diz estar a desenvolver um Plano Geral de Intervenção que contempla medidas de reabilitação, gestão e promoção das muralhas de Lagos.
Definidos estão já quatro projetos distintos: o Estudo do Cadastro; o Projeto de Reabilitação; o Projeto de Iluminação de Valorização; e o Projeto de Sinalética. Paralelamente será desenvolvido um plano de promoção, instrumento estratégico e integrado que tem como objetivo garantir uma coordenação entre as ações de reabilitação, salvaguarda e valorização, com ações de gestão e de promoção do imóvel, esta última entendida como a sua divulgação, estudo, colocação em redes de conhecimento, circuitos turísticos ou geminações.