Sociedade

Lagos projeta escola com salas interativas

Autarca de Lagoa já efetuou mais de 40 visitas de "proximidade".

PUB
 
Revitalização e construção de espaços públicos; dotação de novos meios em escolas de ensino básico e pré-escolar; melhoria das acessibilidades, espaços verdes e de recreio em espaços sociais e a urgência no arranque do novo centro escolar da Mexilhoeira da Carregação, foram alguns dos pontos saídos das presidências abertas que a autarquia de Lagoa tem vindo a fazer junto da população desde abril.
 
Ao todo foram efetuadas, de acordo com nota de imprensa da autarquia, mais de 40 visitas às freguesias do concelho durante. O objetivo passa por obter uma radiografia ampla dos assuntos mais urgentes, "não só como forma de solucionar e planear a resolução dos problemas, como de verificar in loco o trabalho efetuado e continuar uma filosofia de governação aberta junto das populações".
 
Assim, na União de Freguesias de Estômbar-Parchal, surge o desejo de arrancar com o projeto do novo centro escolar, na Mexilhoeira da Carregação. Será a primeira escola do futuro do concelho com salas interativas.
 
Nas escolas de ensino básico e pré-escolar de Lagoa, Carvoeiro e Estômbar, onde foram ouvidos alunos, professores e funcionários, surgiram como mais urgentes assuntos como o pavimento dos espaços de jogo/recreio, a climatização de algumas salas e a dotação de novos meios nos espaços analisados.
 
Na União de Freguesias Estômbar-Parchal foi ainda identificada a necessidade de melhoramentos nos parques públicos do Parchal e Bela Vista, e a criação do futuro Parque Urbano daquela última localidade, que dotará esta zona do concelho de um amplo espaço público. 
 
Nesta freguesia (Bairro das Marinhas, Mexilhoeira da Carregação) e ainda nos Bairros Jacinto Correia e Zeca Afonso, em Carvoeiro e Lagoa, respetivamente, a equipa do executivo recolheu depoimentos acerca do problema das acessibilidades, da necessidade de renovação de espaços verdes e de recreio, e comprometeu-se a reforçar o muito trabalho já efetuado na requalificação destas áreas.
 
Também a freguesia de Lagoa foi contemplada neste plano de investimentos. O presidente da autarquia, Francisco Martins, apresentou várias propostas para a revitalização de espaços públicos, quer na escola de trânsito e zonas anexas, quer na requalificação do trânsito e mobilidade nas envolventes à escola de artes.
 
As visitas agendadas às Uniões de Freguesia de Lagoa-Carvoeiro e Estômbar-Parchal contaram com a participação do presidente da autarquia, vereadores, presidente da Assembleia Municipal, respetivo pessoal de apoio e executivos dos órgãos das freguesias visitadas.