O projeto para a inclusão social Gatilho, um projeto PARTIS & Arts for change, promovido pela associação Questão Repetida e NECI, em parceria com a Câmara Municipal de Lagos, o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação “La Caixa”, arranca dia 13 de janeiro com uma série de encontros comunitários.
Os encontros irão decorrer até 30 de março e vão percorrer mensalmente as oito freguesias do Município de Lagos. A Questão Repetida, a NECI e a Câmara Municipal de Lagos convidam instituições locais, sociais, culturais e económicas, bem como a população, a marcarem presença nestes encontros e a partilharem as suas histórias.
Segundo os promotores, o projeto tem como principal objetivo criar um espaço cultural e artístico diverso no território de atuação, viabilizando a presença de artistas com deficiência. Pretende criar e alicerçar uma rede de parceiros que ajude na implementação territorial, na qualificação, na promoção da autodeterminação das pessoas com deficiência, bem como na sensibilização para a problemática da sua inclusão na vida ativa, evidencia a mesma fonte.
As linguagens artísticas do Teatro, Dança, Performance, Música, Plástica, Fotografia, serão algumas das “ferramentas” a utilizar no diferentes momentos do projeto, através das quais se pretende influenciar e promover processos de mudança e criar espaços de fruição conjunta.