Foi com esta mensagem que Ana Teresa Lehmann, Secretária de Estado da Indústria, Maria Joaquina Matos, Presidente da Câmara Municipal de Lagos, e Vitor Neto, Presidente do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, se dirigiram aos empresários, empreendedores e outras entidades presentes na inauguração do Espaço Empresa e apresentação do projeto Algarve Revit +.
A iniciativa decorreu esta quinta-feira em Lagos, no Edifício Paços do Concelho Séc. XXI, com a presença da Secretária de Estado da Indústria, em representação do Ministro da Economia, e de representantes das diversas entidades envolvidas (IAPMEI; AMA; AICEP; AMAL; CCDR; NERA).
Na ocasião foi inaugurado o Espaço Empresa e apresentado o Algarve Revit +, dois projetos destinados ao setor empresarial, cujo lançamento não é, nas palavras de Maria Joaquina Matos, uma mera coincidência, mas sim o resultado de uma estratégia do Município para revitalizar a economia local. Para a edil lacobrigense, “não se tratar de colocar Lagos no mapa, mas colocar Portugal em Lagos”, de modo a que os empresários possam ter um acesso mais fácil aos serviços de que necessitam para implementar as suas estratégias de negócio.
Referindo-se ao Espaço Empresa como evidência da boa articulação entre as administrações públicas (central e local) e ao projeto Revit + como manifestação do bom relacionamento do Município com os agentes económicos, a Presidente da Câmara Municipal frisou que há oportunidades que não podem ser perdidas e que não correr riscos seria muito mais negativo para os empresários, pois nesta, como em outras áreas, há todo um caminho a desbravar visando a constante inovação e dinamização empresarial.
Maria Joaquina Matos relembrou ainda as palavras de Miguel Torga, segundo o qual “o que importa é partir, não é chegar” e mostrou-se confiante de que o Espaço Empresa terá a mesma procura e sucesso que tem tido o Espaço Cidadão, igualmente instalado no edifício do Município.
Ana Teresa Lehmann visitou as instalações do Espaço Empresa na Câmara Municipal de Lagos e também relembrou que este projeto é muito especial para o Governo, uma vez que resulta da iniciativa conjunta do Ministério da Presidência, do Ministério da Economia e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e tem um propósito muito nobre: aproximar a administração pública das empresas e agilizar procedimentos, concentrando num único balcão cerca de 100 serviços.
A governante elogiou os Municípios que souberam agarrar esta oportunidade e, através dela, dizer aos empresários o quanto os mesmos são importantes.
Referindo-se especificamente a Lagos, a Secretária de Estado sublinhou o envolvimento dos atores locais e regionais, assim como o crescimento sustentável do número de empresas com sede no concelho, o que, no seu entender, é revelador de dinamismo empresarial.
Já Vitor Neto presidente do Nera - Associação Empresarial do Algarve, considerou Lagos um concelho muito importante, pela sua história e tradição, mas também pela dimensão e caraterísticas do seu tecido empresarial,
Aproveitando a oportunidade para revelar alguns números exemplificativos, Vitor Neto disse que o número de empresas com sede em Lagos ronda a 5 mil, das quais metade são sociedades, representando 10% do tecido empresarial da região, assim como a quantidade significativa de empresas industriais (100).
Para Vitor Neto - apesar de reconhecer que a maior parte das empresas são ligadas ao Turismo e vão continuar a sê-lo, por ser o nosso principal setor de atividade – “não temos Turismo a mais, o que temos é os outros setores (agricultura, industria, pescas) a menos”, situação que provoca uma balança comercial deficitária no Algarve, explicada pela excessiva importação de produtos agrícolas e alimentares. Segundo este responsável, o grande desafio da região é o reequilíbrio da sua estrutura económica e a necessidade de, mantendo o Turismo como área forte, ser também mais forte nos outros setores da economia.
O Espaço Empresa é uma iniciativa promovida pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I.P. e a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E., na qual o Município de Lagos é pioneiro, ao integrar a rede de 21 balcões Espaço Empresa de todo o país.
Esta estrutura de suporte e de apoio à economia da região do barlavento do Algarve funciona na Câmara Municipal, agregando num mesmo local várias áreas de competências das Administrações Central e Local ligadas ao desenvolvimento da atividade empresarial no concelho, e na região, procurando minimizar esforços, constrangimentos e dificuldades de empreendedores, empresários e investidores, no acesso à informação e na relação com a Administração Pública no seu todo.
Em Lagos, o balcão Espaço Empresa funciona nos dias úteis, entre as 9h00 e as 17h00, e disponibiliza um conjunto alargado de serviços. Alguns deles já são prestados pela autarquia, como por exemplo nas áreas do licenciamento industrial, do regime jurídico das atividades de comércio, serviços e restauração e do alojamento local.
Outros são novidade, como o suporte à inovação empresarial, o acesso a informação e a ferramentas digitais para a internacionalização, a inscrição em ações de capacitação empresarial, informações sobre o Portugal 2020, a constituição de sociedades, a certificação PME, o apoio à implementação da ideia de negócio, entre outros.
Quanto ao programa Algarve REVIT+ este é promovido pela Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA), Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Algarve (CCDR Algarve) e cofinanciado pelo Crescalgarve2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
O projeto visa revitalizar as áreas empresariais da região, através do reforço da capacitação e da promoção das PME’s instaladas nessas áreas, em modelos de gestão e de marketing inovadores, enquadrados numa lógica coletiva, por meio da criação da Rede de Áreas Empresariais do Algarve.
Em comunicado a autarquia salienta que apenas cinco Áreas de Acolhimento Empresarial beneficiarão deste programa na região, sendo que o Município de Lagos viu a sua candidatura ao Algarve Revit + ser aprovada com três Áreas, designadamente Municipal do Chinicato, Pinheiral e Marateca, as quais correspondem a mais de 60 empresas instaladas.