Sociedade

Lagos: Tradição do Banho 29 atraiu milhares de pessoas

Fotos - CM Lagos
Fotos - CM Lagos  
Segundo adianta nota do Município de Lagos, "milhares de pessoas" participaram nas celebrações desta tradição de 29 de agosto, quer na cidade de Lagos, quer na Praia da Luz, com música, desfiles, recriação histórica e, claro, o tradicional banho à meia-noite.

PUB

Organizado pelo Clube Recreativo Cultural e Desportivo Luzense, com o apoio da Câmara Municipal de Lagos, a noite na Praia da Luz, teve três palcos divididos entre o areal e a fortaleza, com espetáculos que se prolongaram pela noite dentro.

Já em Lagos, o dia começou com a recriação histórica pelo Centro de Estudos de Lagos que, entre a Avenida dos Descobrimentos e a Praia da Batata, apresentaram uma viagem aos tempos em que as gentes vinham do campo para a praia, trazendo o seu farnel e tomando este banho que “afasta os demónios”.

Ao final do dia, o Cais da Solaria e Jardim da Constituição teve música com a Orquestra de Jazz do Algarve, DJ André Salgueiro, Rebeca e MT 80 – We Rock the 80s, numa organização da CM Lagos em parceria com a ACRAL, Moto Clube de Lagos e Associação dos Artesãos do Barlavento. 

Destaque para os dois concursos de trajes de banho, dinamizados pelo apresentador Hugo Mendes, mostrando duas visões diferentes da mesma tradição – vertente Tradição e Comunidade e Moda Inovação.

À meia-noite, os mais corajosos aventuraram-se nas águas da Praia da Batata e da Praia da Luz cumprindo a tradição ancestral do banho 29. 

Jorge Sequeira - vencedor do concurso de trajes de banho – Tradição e Comunidade

Jéssica António - vencedora do concurso de trajes de banho – Moda e Inovação