Ambiente

Lagos vai ter conselho municipal dedicado ao ambiente e às alterações climáticas

 
Foi aprovado, na última reunião de câmara, o “Regulamento do Conselho Municipal do Ambiente e de Adaptação às Alterações Climáticas do Município de Lagos”.

O documento fixa a composição, competências e regras de funcionamento deste novo órgão consultivo da autarquia, que pretende promover o debate e reflexão sobre temas relevantes em matéria ambiental, designadamente no que respeita ao acompanhamento, promoção e monitorização do Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.
 
Em comunicado, a Câmara de Lagos adianta que entrará em funcionamento, já a partir de 2023, um órgão consultivo para a área do ambiente e das alterações climáticas, que se reunirá trimestralmente e será constituído por representantes de 19 entidades ligadas às áreas do ambiente, natureza, florestas, energia, ordenamento do território, educação e ensino superior, agricultura e pescas, proteção civil, comércio e turismo, entre outras.
 
O arranque desta estrutura surge num momento em que cada vez mais - seja pelos períodos prolongados de seca, seja pela maior ocorrência de fenómenos extremos, como as chuvas intensas - se vão sentindo os efeitos das alterações climáticas, sendo necessário adequar as políticas públicas e criar uma cultura de adaptação que envolva toda a sociedade, replicando localmente boas práticas.
 
Foi também nesse sentido que, o município de Lagos, aprovou em 2019, o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Lagos, instrumento que permite avaliar e reduzir as vulnerabilidades climáticas do território, definindo uma estratégia e promovendo medidas de adaptação.