Sociedade

Lagos:Armazém do Espingardeiro reabre ao público

“Lagos – A Urbe e o seu Tempo” é a temática que dá corpo ao Armazém do Espingardeiro. Depois de algum tempo encerrado, este equipamento municipal volta a reabrir as suas portas para dar a conhecer a evolução Urbana da Cidade de Lagos.

PUB
 
Neste edifício militar, que integrou o complexo de estruturas militares de Lagos de meados do séc. XVII, foi recuperada, pela Câmara Municipal, a sua traça original, tendo-se tornado, a partir de outubro de 2008, no Centro de Interpretação da Evolução Urbana da Cidade de Lagos, com o propósito de servir a comunidade e dar a conhecer também aos visitantes a sua evolução e desenvolvimento. 
 
Após algum tempo encerrado, este equipamento voltou a reabrir portas, com o mesmo objetivo.
 
Para complementar a exposição já existente serão colocadas, segundo a autarquia, algumas peças provenientes do Museu Municipal retratando fases como o período romano, árabe, medieval, moderno e contemporâneo.
 
Recorde-se que a construção deste edifício, que remonta a 1665, deve-se a D. António de Almeida, governador do Reino do Algarve até 1667. 
 
Estabeleceu-se aqui a Selaria e mais tarde a Oficina e Armazém do Espingardeiro. É um edifício de gaveto, de alvenaria de pedra, que integrou o complexo de estruturas militares de apoio à guarnição da cidade, conhecidas por Quartel da Coroa. 
 
A partir de hoje, o Armazém do Espingardeiro (situado na Rua Dr. Júlio Dantas – Travessa da Coroa), pode ser visitado de Terça a Sábado, das 10h00 às 13h00. A entrada é gratuita.