A Câmara Municipal de Lagos realiza, no próximo dia 14 de agosto, as 4ªs Jornadas de Portas Abertas «Monte Molião», dando novamente a conhecer as escavações realizadas nesta estação arqueológica, um dos ex-libris da cidade.
Para quem desejar ficar a conhecer melhor o que “esconde” o Monte Molião em Lagos, entre as 9h00 e as 12h00, será aberta a referida escavação, a todos os interessados.
Os trabalhos, coordenados pela Profª Ana Margarida Arruda, foram iniciados no passado dia 4, prevê-se que estejam concluídos a 22 de agosto e incidem na cisterna, decorrendo, em simultâneo, os trabalhos necessários de conservação e restauro da própria estrutura, sob a direção do conservador-restaurador Pedro Gago, da Câmara Municipal de Albufeira.
Na próxima semana, entre os dias 11 e 15, irão decorrer trabalhos de prospecção geofísica na villa romana de São Pedro de Pulgão, por uma equipa da Universidade de Marburg liderada pelo Prof. pelo Doutor Félix Teichner.
Ainda no que diz respeito às Jornadas de Portas Abertas, da parte da tarde a partir das 15h00, estão previstas várias conferências a ter lugar no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI.
A conferência de abertura está a cargo da Prof. Ana Margarida Arruda, responsável pelo projeto de investigação no Monte Molião (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).
A conferência final fica a cargo do Prof. Félix Teichner (Universidade de Marburg) especialista no estudo de villas romanas, que já investigou, entre outras, a villa romana de Milreu (Estói, Faro), de Cerro da Vila (Vilamoura) e da Abicada (Portimão) e que iniciou em 2008 a investigação, em colaboração com a Câmara Municipal de Lagos, da villa romana de São Pedro de Pulgão.
Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Lagos e conta com a colaboração da UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.