As comemorações do Dia do Município de Lagos, que serão assinaladas amanhã, dia 27 de outubro, vão ser marcadas pela entrega de viaturas a diversas entidades com responsabilidades nos domínios da segurança, da saúde e da educação.
Segundo comunicado da autarquia, num ano em que a situação sanitária "não convida a grandes festejos e concentrações", o feriado municipal terá como um dos pontos altos, o reforço dos recursos materiais das várias entidades que desempenham funções "estratégicas e serviços indispensáveis à comunidade, cruciais na assistência às populações" ainda mais nesta fase de pandemia.
Reconhecendo a necessidade de reforço da frota automóvel quer das forças de segurança locais - Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Autoridade Marítima Nacional (Polícia Marítima) – quer da ARS (Centro de Saúde de Lagos) e dos agrupamentos escolares (Agrupamento de Escolas Gil Eanes e Agrupamento de Escolas Júlio Dantas), o Município irá ceder a cada uma destas entidades uma viatura ligeira devidamente caracterizada.
O protocolo de cooperação a celebrar coloca no lado do município a responsabilidade pela manutenção, inspeção e reparação, seguro automóvel e imposto único de circulação. As diferentes entidades suportarão os custos de combustível, portagens, limpeza e demais despesas relacionadas com as deslocações dos veículos, especifica o mesmo documento.